terça-feira, 2 de novembro de 2010

Alface:

Escolher e preparar
Um dos mais comuns ingredientes para saladas, a alface tem inúmeras propriedades medicinais, funcionando como laxante, diurético, calmante, anti-inflamatório e analgésico. É encontrada em cinco versões: crespa, lisa, romana, roxa e americana.
Alface
Como comprar
As folhas devem estar frescas e viçosas, nunca moles e murchas, nem muito menos manchas e cheias de insectos e pequenos furos.
Veja se as folhas não estão moles ou quebradiças. Uma boa alface tem folhas firmes e consistentes. Os feirantes costumam molhar algumas para que tenham aparência mais fresca do que realmente estão. Evite comprá-las.
Como limpar
Verduras mais enrugadas, como a alface crespa, precisam ser bem lavadas. Coloque-as de molho em um litro de água com oito gotas de detergente biodegradável por 5 minutos. Enxágüe bem com água corrente. Depois, deixe de molho na água com vinagre - 4 colheres (sopa) para cada litro d’água - por mais 5 minutos e enxágüe.
Como preparar
Depois de limpa, pode ser servida inteira como forração da saladeira - os demais ingredientes devem ser dispostos por cima - ou cortada em tiras.
Como conservar
Se você não for usar toda a verdura na hora, seque bem após a lavagem e guarde na geladeira em uma vasilha tampada. A alface pode ser conservada por mais dois dias.
Voltar ao topo da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário