quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alimentação


Ingerir cereais diminui risco de doenças

A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas, um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral. 

Muitas pessoas costumam comer, principalmente pela manhã, certos cereais como flocos de milho. Este tipo mais comum de alimento é produzido da parte mais interna do grão refinada, onde se concentra o amido. Já os integrais são formados por três camadas: o farelo, comumente chamado de casca; o endosperma, que é o intermediário, e o gérmen, mais interno. 

Por ser o grão completo, o cereal integral é mais nutritivo, pois contém substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios. 

Justamente por isso, as pessoas demoram mais para sentir fome, o que auxilia no controle do peso. Outro fator predominante para reduzir os riscos da obesidade é que as fibras dos cereais integrais estimulam a produção de hormônios da saciedade.

Comer mais vezes ajuda a emagrecer

Para quem quer emagrecer, a idéia de comer mais vezes durante o dia pode parecer absurda. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições evita que o organismo acumule calorias em forma de gordura. 
O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição e da Associação Brasileira pela Nutrição Saudável, o nutrólogo Daniel Magnoni, "ficar com fome torna o organismo estável, com metabolismo mais baixo para gastar menos energia". O jejum prolongado provoca o aumento da produção de insulina, o que estimula a fome. 

É o caso das pessoas que reclamam que comem pouco e não conseguem emagrecer. Conforme o médico, são comuns casos de pacientes que só fazem uma grande refeição (almoço ou janta) e quase nada durante o dia. "O corpo se acostuma a receber pouco alimento, mas não emagrece", explica.
A dica é manter o sistema digestivo sempre ocupado. "Comer várias vezes e pouco diminui a sensação de fome", aconselha o médico. Alimentar-se de três em três horas é a orientação dos especialistas para quem precisa perder peso. O período é o tempo suficiente para completar a digestão e começar a sentir vontade de comer novamente. Mas vale lembrar que a alimentação deve ser saudável, rica em fibras e livre de gorduras

Mamão ajuda emagrecer

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.

O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.

Dicas para evitar ganho de peso nas férias

  • Quando estiver viajando, não exagere nas comidas do hotel
  • Muito cuidado com as tentações que aparecem nas ruas
  • Inicie sua refeição com bastante salada de folhas. As fibras dos vegetais além de dar saciedade, também ajudam a eliminar mais facilmente as gorduras ingeridas
  • Não coma além de sua capacidade
  • Não experimente tudo o que aparecer na sua frente. Coma o que mais gosta e lhe parece mais apetitoso
  • Escolha os doces que engordam menos. Prefira as frutas
  • Se estiver em casa, procure se distrair com alguma atividade
  • Aproveite o tempo livre para fazer exercícios físicos, de preferência caminhadas
  • Aprenda a descansar sem exagerar na comida.

As três refeições diárias

Todos já ouviram, em algum ponto da vida, o ditado que diz:tome o café como um rei, almoce como príncipe e jante como um mendigo.

A razão desta afirmativa reside no fato de que pela manhã nosso corpo precisa de muita energia para poder funcionar bem durante o dia todo, por isto o café da manhã reforçado.

O almoço serve como um reforço para garantir a energia e a disposição até a noite.

Já à noite, é recomendável fazer uma janta leve. Durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento. Quando comemos muito à noite, nosso corpo não tem forças para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia.

Lembrando que além das três refeições, é aconselhável fazer pequenos lanches em certos intervalos do dia com sucos, frutas ou barras de cereal, para manter o corpo acordado e saudável.

A importância de um bom café-da-manhã

Um bom desjejum rico em cereais e leite pode melhorar bastante o desempenho e o aprendizado de uma pessoa durante o resto do dia. Além de maior disposição, a pessoa ganhará mais energia e seu cérebro ficará mais ativo. Pesquisas mostram que pessoas que tomam um bom café da manhã antes de iniciar seu dia podem ter melhor desempenho em provas, exames, além de dirigir melhor e com mais atenção.

Os benefícios do Mamão

O mamão é uma fruta bastante indicada para pessoas com o estômago sensível, pois é calmante, digestivo e laxativo. Como possui baixas calorias, é ideal para quem quer emagrecer ou manter seu peso.

Esta fruta também possui o beta-caroteno em grande quantidade. O beta-caroteno é característico de frutas de tons alaranjados. Quando ingerido, atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

O bom e velho Açaí

Tradição herdada dos índios, no Pará o açaí é consumido todos os dias na culinária local. O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, foi para as academias e depois para as ruas. Começou com esportistas e acabou sendo consumida por todas pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética. O açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, mineral que de difícil absorção pelo organismo.

Goiaba e Vitamica C

A goiaba, além de doce e saborosa, é uma grande fonte de Vitamina C. Contém mais até do que o limão. A dose diária de vitamina C recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60mg/dia, isto equivale a um copo de suco de goiaba ou apenas uma laranja para suprir a necessidade do dia.

A vitamina C atualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral. Isto porque a vitamina C tem propriedades como: auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras.

Prevenção de celulite

Uma alimentação saudável contendo em média 2 litros de água ao dia, pratos a base de legumes, verduras, frutas e a exclusão de refrigerantes e bebidas gasosas, auxilia eficazmente na prevenção da celulite.

Saladas e Verduras: mais saúde no seu prato


salada-verduras-alface-tomateQue comer salada faz bem para saúde todo mundo sabe, mas entre saber da importância e realmente comer, existe uma diferença enorme.

Algumas pessoas amam comer um prato de salada colorido e delicioso, outras acham que é uma tortura, não suportam nem o cheiro. Para as pessoas que não gostam, algumas táticas precisam ser encaradas.

É preciso muito incentivo e força de vontade para mudança de hábito, que deve ser gradativa e para a vida toda.

Não adianta fazer cara feia, experimente! Prove verduras que você não conhece, inove com aquelas de que não gosta muito, com temperos novos, molhos para saladas, com outros tipos de preparo. Além do sabor ser fundamental, existe a questão da saúde, imagine como seu corpo vai se beneficiar das fibras, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.

Listamos algumas hortaliças para você variar e sair do tradicional alface com tomate. Conheça novos alimentos para que você possa incluí-los em seu prato com prazer e não por obrigação.



Tipos de folhas

Acelga - Folhas verde-claras, macias e grandes, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. É encontrada o ano inteiro. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Fornece 2 kcal por folha e em sua composição você encontra cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.

Agrião - Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando fresco. Sabor refrescante, é muito utilizado em saladas, em sanduíches, molhos e outras preparações. Um ramo tem 1,5kcal, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A, C e folato.

Alcachofra - A parte comestível é chamada de botão e a base é conhecida como “coração” da alcachofra. Dê preferência às que têm pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. É geralmente fervida em água e sal e servida quente ou fria. Uma unidade (50g) tem em média 30kcal, além de ter cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitaminas A, C e fibras.

Alface - Esta é a verdura de maior consumo no país. É cultivada no mundo todo sendo encontrada facilmente em qualquer época do ano. Quando for comprar observe se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Você pode encontrar tipos diferentes, conheça alguns deles: alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. Uma folha tem 2 kcal. Cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes estão presentes.

Almeirão - Da mesma família da chicória e da alface, o almeirão possui folhas mais estreitas e alongadas e sabor amargo. Geralmente é consumido cru em forma de salada. Tem propriedades nutricionais semelhantes às da chicória e da escarola.

Bertalha - Folhas verdes escuras e carnosas, mais arredondadas. Parecida com o espinafre, também fornece pouquíssimas calorias e contém nutrientes.

Chicória e Escarola - Folhas soltas, crespas ou lisas, poden ser consumidas cruas ou cozidas e têm sabor levemente amargo. Uma folha fornece aproximadamente 3kcal e tem em sua composição cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, folato, vitamina A e fibras.

Couve - Folhas grandes e verdes e bem saborosa. Pode ser empregada em diversas preparações. A mais conhecida dos brasileiros é a couve “à mineira”, cortada em tiras muito finas e refogada. Uma colher de sopa desta preparação contém aproximadamente 36kcal, além de vitaminas e minerais.

Endívia - Hortaliça de folhas brancas, sabor suavemente amargo. Foi obtida por manipulação humana, por meio do cultivo da chicória em ambiente escuro. Ela se torna amarga se exposta ao sol. Pode ser consumida crua ou cozida. Podemos destacar a quantidade de fibras presente nesta hortaliça, além de vitaminas e minerais.

Espinafre - Folhas pequenas e levemente carnudas, de cor verde-escura brilhante, contém muita água e depois de cozimento se reduz um pouco. Normalmente é consumido cozido, pois suas folhas são ásperas quando cruas. Uma colher de sopa de espinafre cozido tem em torno de 15kcal. Cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e fibras também estão presentes.

Radicchio - Variedade da chicória, caracterizada por um método específico de cultura da terra, que produz folhas de coloração vermelha. É habitualmente utilizado cru, em saladas. 1 folha de radicchio pode apresentar em torno de 4kcal, além das vitaminas A, C, folato e dos minerais cálcio, fósforo, potássio e fibras.

Rúcula - Possui folhas espessas, tenras, divididas, longas, verdes e de sabor apimentado. Muito utilizada crua em saladas. Uma folha de rúcula não ultrapassa o valor de 3kcal, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C e fibras.

Higienização

É fundamental fazer a higienização adequada das hortaliças antes de consumi-las. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira. Depois deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15-20 minutos.




Dicas de preparo

Você pode utilizar as folhas em diversas preparações: saladas, sucos, cozidos, refogados, tortas, bolos, etc. Veja algumas dicas:

- Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas.

- Se for consumir as folhas cruas, em saladas, tempere com azeite ou utilize molhos com ervas aromáticas, iogurte, limão, etc.

- A melhor maneira de cozinhar as hortaliças é a vapor, método que perde menos nutrientes.

- Para refogar utilize um pouco de óleo vegetal e alho e por pouco tempo. O alho possui propriedades antioxidantes, ou seja, que fazem bem à saúde. Os óleos mais saudáveis são os de canola e girassol.

- Como você pode perceber existem muitas maneiras de consumir folhas no seu dia-a-dia. Além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras possuem pouquíssimas calorias. Então aproveite e encha seu prato de salada!

Saladas com Frutas, Verduras e Legumes

A combinação certa de frutas com legumes e verduras resulta em uma salada irresistível! Porém, apesar da grande variedade de frutas, legumes e verduras que temos a nossa disposição, os brasileiros não os  consomem como deveriam.
Além de conferirem cores e sabores aos pratos, a sua saúde agradece: Por serem ricos em fibra alimentar, minerais e diferentes tipos de vitaminas, a presença diária de frutas, verduras e legumes na dieta em no mínimo 400 gramas contribui para a  prevenção de diversos tipos de doenças crônicas e aumenta a resistência às infecções.

Ingredientes
1 manga madura, porém bem firme
1 colher (sopa) de cebola picada (eu gosto de usar a roxa)
1 colher (sopa) de coentro picado (é opcional, mas faz uma diferença…)
60 ml de azeite de oliva
20 ml de vinagre
1/2 pimenta dedo de moça sem as sementes picada (ou a gosto)
Sal a gosto
Modo de fazer
Descasque e corte a manga em cubos médios. Reserve.
Em um recipiente misture o vinagre, o azeite e o sal, bata bem com um fouet para emulsionar acrescente a cebola, o coentro e a pimenta.
Junte os cubos de manga e misture-os ao molho para que fiquem bem envolvidos.
Passe para o prato de serviço e sirva.