quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tipos de folhas

ACELGA: Folhas verde-claras, macia e grande, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. É encontrada o ano inteiro. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Fornece 2kcal por folha, em sua composição você encontra cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.

ALCACHOFRA: A parte comestível são chamadas botões, a base é conhecida como coração da alcachofra, dê preferência às que tem pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. É geralmente fervida em água e sal, e servida quente ou fria. Uma unidade (50g) tem em média 30kcal, além de ter cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitamina A, C e fibras.

ALMEIRÃO: Da mesma família da chicória e da alface, o almeirão possui folhas mais estreitas e alongadas e sabor amargo, geralmente é consumida crua em forma de salada. Tem propriedades nutricionais semelhantes da chicória e escarola.

BERTALHA: Folhas verdes escuras e carnosas, mais arredondadas, parecida com o espinafre, também fornece pouquíssimas calorias e contém nutrientes.

CHICÓRIA E ESCAROLA: Folhas soltas, crespas ou lisas, pode ser consumida crua ou cozida, sabor levemente amargo. Uma folha fornece aproximadamente 3kcal, em sua composição tem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, folato, vitamina A e fibras.

COUVE: Folhas grandes e verdes e bem saborosa. Pode ser empregada em diversas preparações, a mais conhecida dos brasileiros é a couve à mineira , cortada em tiras muito finas e refogada. Uma colher de sopa desta preparação contém aproximadamente 36kcal, além de vitaminas e minerais.

ESPINAFRE: Folhas pequenas e levemente carnudas, de cor verde-escura brilhante, contém muita água, depois de cozinhar reduz um pouco. Normalmente é consumido cozido, pois suas folhas são ásperas quando cruas. 1 colher de sopa de espinafre cozido tem em torno de 15kcal. Cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e fibras também estão presentes.

RADICCHIO: Variedade da chicória, caracterizada por um método específico de cultura da terra, que produz folhas de coloração vermelha. É habitualmente utilizado cru, em saladas. 1 folha de radicchio pode apresentar em torno de 4kcal, além das vitaminas A, C, folato e dos minerais cálcio, fósforo, potássio e fibras.

ENDÍVIA: Hortaliça de folhas brancas, sabor suavemente amargo. Foi obtida por manipulação humana, por meio do cultivo da chicória em ambiente escuro. Ela se torna amarga se exposta ao sol. Pode ser consumida crua ou cozida. Podemos destacar a quantidade de fibras presente nesta hortaliça, além de vitaminas e minerais.

ALFACE: Esta é a verdura de maior consumo no país. É cultivada no mundo todo, sendo assim encontrada facilmente em qualquer época do ano. Quando for comprar observe se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Você pode encontrar tipos diferentes, conheça alguns deles: alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. 1 folha tem 2kcal. Cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes estão presentes.

AGRIÃO: Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando fresco. Sabor refrescante, é muito utilizado em saladas, em sanduíches, molhos e outras preparações. 1 ramo tem 1,5kcal, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, C e folato.

RÚCULA: Possui folhas espessas, tenras, divididas, longas, verde e sabor apimentado. Muito utilizada crua em saladas. 1 folha de rúcula não ultrapassa o valor de 3kcal, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e C e fibras

Algumas Dicas para a Conservação das Verduras:

 Transporte realizado em caixas de plástico;
 Separação dos vegetais por espécie;
 Rótulo (nome do vegetal, local de origem, dados do beneficiador, data do
beneficiamento e prazo de validade);
 Alimentos mantidos sob temperatura apropriada, de acordo com as
características particulares de conservação (melancia e melão preferem
temperatura que variam entre 7 e 10 ºC, brócolis, cenoura, repolho,
beterraba, alho, alface, cebola, couve e beterraba entre 1 e 6 ºC e batatadoce
e pepino duram mais quando armazenados entre 12 a 15 ºC).
Quando os micróbios chegam nos alimentos eles podem causar doenças,
principalmente se forem consumidos por pessoas debilitadas, em
recuperação ou sob medicação, assim como, idosos, crianças e mulheres
grávidas, ou seja, grupos populacionais mais vulneráveis.
Os principais sintomas de doenças transmitidas por alimentos são: diarréia,
náuseas, vômitos, febre, dor de cabeça, perda de apetite, formação de gases,
fadiga, dor abdominal.
Venda saúde através da comercialização de alimentos seguros à população!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Alface:

Escolher e preparar
Um dos mais comuns ingredientes para saladas, a alface tem inúmeras propriedades medicinais, funcionando como laxante, diurético, calmante, anti-inflamatório e analgésico. É encontrada em cinco versões: crespa, lisa, romana, roxa e americana.
Alface
Como comprar
As folhas devem estar frescas e viçosas, nunca moles e murchas, nem muito menos manchas e cheias de insectos e pequenos furos.
Veja se as folhas não estão moles ou quebradiças. Uma boa alface tem folhas firmes e consistentes. Os feirantes costumam molhar algumas para que tenham aparência mais fresca do que realmente estão. Evite comprá-las.
Como limpar
Verduras mais enrugadas, como a alface crespa, precisam ser bem lavadas. Coloque-as de molho em um litro de água com oito gotas de detergente biodegradável por 5 minutos. Enxágüe bem com água corrente. Depois, deixe de molho na água com vinagre - 4 colheres (sopa) para cada litro d’água - por mais 5 minutos e enxágüe.
Como preparar
Depois de limpa, pode ser servida inteira como forração da saladeira - os demais ingredientes devem ser dispostos por cima - ou cortada em tiras.
Como conservar
Se você não for usar toda a verdura na hora, seque bem após a lavagem e guarde na geladeira em uma vasilha tampada. A alface pode ser conservada por mais dois dias.
Voltar ao topo da página

Picadinho de Repolho Indiano:



Ingredientes



1 1/2 xícara de repolho picadinho ou em tirinhas finas

1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas aferventadas (opcional)

1 cebola grande picadinha

1/2 colher de gengibre ralado

Pimenta malagueta picadinha ou pimenta vermelha a gosto

1/4 de colher (chá) de açafrão-da-terra em pó

1/4 de colher (chá) de sementes de mostarda preta

1/2 de colher (chá) de cominho em pó ou as sementes torradas

Folhas de curry (opcional)

Sal a gosto

Óleo de sua preferência



Preparo



Aqueça um pouquinho de óleo e adicione as sementes de mostarda. Quando começarem a pipocar, junte as folhas de curry (se estiver usando) e depois, a cebola picada, mexendo até dourar bem. Adicione a pimenta malagueta e o gengibre ralado. A seguir, acrescente, o açafrão-da-terra, o cominho (se estiver usando pimenta vermelha em pó coloque agora), misturando sempre em fogo baixo por uns 30 segundos. Aumente o fogo e adicione o repolho e o sal. Mexa constantemente para não juntar líquido. Adicione as ervilhas e cozinhe até que o repolho esteja no ponto desejado (alguns preferem mais "al dente", outros gostam dele mais molinho).

Bolo de Legumes:

Bolo de Legumes


Tipo de Culinária: França
Categoria: Guarnições
Subcategorias: Legumes (sauté, gratin, refogados)
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia  
2 unidade(s) de abobrinha
3 unidade(s) de cenoura
3 unidade(s) de tomate
1 unidade(s) de cebola
quanto baste de azeitona verde picada(s)
2 unidade(s) de ovo grande(s)
1 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
quanto baste de alho
quanto baste de cebolinha verde
quanto baste de salsinha
Modo de preparo
Rale os legumes e a cebola no ralo grosso; pique os tomates (sem pele e sementes). Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Leve para assar em forma retangular untada e enfarinhada por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado.
 

Espinafre Gratinado:

Tipo de Culinária: França
Categoria: Guarnições
Subcategorias: Legumes (sauté, gratin, refogados)
Rendimento: 6 porções

Ingredientes
1 maço(s) de espinafre cozido(s)
1/2 litro(s) de leite
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa 
quanto baste de noz-moscada
50 gr de queijo ralado
quanto baste de sal
4 fatia(s) de pão de forma torrado(s)
Modo de preparo
Bata no liquidificador:o leite e a farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo sempre. Junte a margarina,o sal e a nóz- moscada. Mexa até engrossar. Pique o espinafre e misture ao Molho brancover vídeo Numa travessa, coloque as torradas. Deite por cima o molho. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Se quiser incrementar, cubra com mussarela fatiada e leve ao forno.